Você sabia que a cor das fezes pode fornecer informações valiosas sobre o funcionamento do seu organismo?
Essas mudanças podem acontecer por diversos motivos. Alguns são mais comuns e outros precisam de mais atenção, pois podem indicar doenças mais graves. Veja mais detalhes a seguir!
Fezes Amarelas: pode indicar dificuldade para digerir a gordura, e se a cor persistir, é necessário buscar ajuda médica.
Fezes Avermelhadas: indica a presença de sangue, que é mais frequentes em situações de hemorroidas, por exemplo. Porém, o sangue nas fezes pode indicar doenças mais graves, sendo necessária a consulta médica com mais urgência.
Fezes Verdes: surgem quando o intestino não tem tempo suficiente para digerir corretamente a bile, que acontece em casos de estresse ou em crises do intestino irritável. Também pode aparecer por ter ingerido muitos vegetais verdes.
Fezes Escuras: pode ser o resultado de um sangramento ao longo do sistema digestivo e, geralmente, acompanhadas por um odor muito mais forte do que o normal. Buscar ajuda médica é necessário nesse caso.
Fezes Claras: pode ser um sinal importante de problemas no fígado ou nas vias biliares. É necessário se consultar com um médico o quanto antes.
Fique sempre atento aos sinais do seu corpo e não deixe de buscar ajuda de um médico um especialista!